terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lançamento da nova Insígnia Mundial de Meio Ambiente (IMMA)


Prezados Amigos, bom dia !

Passado o MutEco, vimos convidá-los a participar do lançamento da nova Insígnia Mundial de Meio Ambiente (IMMA). A nova insígnia é parte integrante do Programa Mundial Escoteiro de Meio Ambiente (PMEMA) da OMME.


O propósito da nova IMMA é que os escoteiros identifiquem a sua responsabilidade para com o meio ambiente, que não deve terminar ao atingir-se a Insígnia. Espera-se que sua realização seja o primeiro passo na criação de uma nova geração de escoteiros que se preocupa com o meio ambiente e está pronta para defendê-lo.

A IMMA é realizada em duas etapas: na primeira etapa (Explorar e Refletir), cada objetivo é explorado realizando atividades experimentais para conhecer o assunto e pensar como interagir e intervir. Na segunda etapa (Fazer Algo), deve-se planejar e executar um PROJETO AMBIENTAL de acordo com o que se aprendeu na etapa de exploração sobre as condições ambientais locais.


O Quadro para a Educação Ambiental no Movimento Escoteiro e a IMMA (Quadro de Provas e Atividades) fornece objetivos educacionais para a educação ambiental escoteira, em três faixas etárias: abaixo dos 11, dos 11 aos 15 e acima dos 15. As diretrizes criadas para as atividades servem para dar um suporte adicional que pode ajudar no desenvolvimento da IMMA. Este quadro deve ser usado pelas Associações Nacionais (no caso, a UEB) para desenvolver requisitos e ações para a IMMA que sejam aplicáveis à sua realidade local, utilizando o seguinte processo:


1. A UEB divulga os Princípios e Objetivos para a educação ambiental no Movimento Escoteiro e para a IMMA. Prazo: imediato

2. A UEB revê o atual programa de educação ambiental de forma que vá de encontro ao Quadro de Provas e Atividades (discussão dos objetivos propostos na Rede Ambiental Escoteira no Orkut e no Grupo de Discussão no Yahoo). Prazo: outubro/2009

3. A UEB desenvolve objetivos apropriados para as suas seções (e as idades que cada uma contempla) em concordância com os objetivos educacionais de cada objetivo (discussão dos objetivos propostos na Rede Ambiental Escoteira no Orkut e no Grupo de Discussão no Yahoo). Prazo: outubro/2009

4. A UEB informa a WOSM da intenção de adotarem a IMMA. Prazo: novembro/2009

5. A UEB informa os membros da disponibilidade da IMMA. Prazo: dezembro/2009

6. A UEB providencia a formação de responsáveis e um programa de formação sustentável para a revisão e entrega da IMMA (criação de um Curso Técnico de Meio Ambiente). Prazo: fevereiro/2010

(A IMMA é uma marca registrada da OMME que tem regras próprias para sua adoção pelas associações nacionais escoteiras como a UEB. Por isso, precisamos promover uma discussão clara e objetiva. A regra é que podemos discutir como atingir os objetivos propostos adaptando-os à nossa realidade, mas não podemos modificá-los, assim como o design do distintivo).


Portanto, participe da comunidade Rede Ambiental Escoteira no Orkut em http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=68500737 e no Grupo de Discussão http://br.groups.yahoo.com/group/redeambientalescoteira e mãos à obra!


Um grande abraço a todos !


Paulo Eugênio de Oliveira

Grupo de Trabalho de Meio Ambiente

União dos Escoteiros do Brasil

(31)3207-8976, 3483-6516, 9818-1807

ueb.conservacionismo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário